Plataforma virtual da Receita Federal merece mais atenção dos contribuintes.
Todos os contadores sabem da existência do eCAC que a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza aos contribuintes.
Através desta plataforma virtual pode-se efetuar consultas relativas à situação fiscal, emitir documentos de arrecadação bem como os respectivos comprovantes de pagamento, consultar informações sobre obrigações acessórias já apresentadas, entre outros serviços extremamente importantes.
A RFB se comunica com o contribuinte através da caixa postal eletrônica, para intimar e informar o contribuinte da existência de eventuais pendências e andamentos referentes a processos e procedimentos administrativos a ele referentes.
FALTA DE ATENÇÃO , FALTA DE TEMPO, OU DESCUIDO DO CONTADOR?
Como ocorre em muitas empresas, os contadores é que possuem a procuração eletrônica para controlar estas informações e responder pelos clientes.
Evidentemente, com o volume de clientes, é um grande desafio para o contador gerenciar todas as informações geradas pela RFB, priorizá-las e atendê-las conforme o grau de urgência e importância requeridos, para cada caso.
Por isso, ocorrem casos que, por um descuido ou ausência de atenção, o cliente acaba sendo prejudicado por não atender ou prestar determinada informação solicitada pela Receita Federal.
A Receita Federal utiliza a caixa postal eletrônica para se comunicar com os contribuintes enviando suas notificações e solicitações, que passam desapercebidos pelo cliente, que acaba recebendo uma intimação por deixar de tomar providências no prazo devido.
Isso pode acarretar cobrança de encargos, pagamento de multas pecuniárias, que poderiam ser evitadas se devidamente tratadas pelo contador e cliente, com a devida atenção.
MAS COMO ACOMPANHAR TODAS AS MENSAGENS DE TODOS OS SEUS CLIENTES?
É claro que fica humanamente impossível o contador acompanhar as mensagens e alertas geradas pela RFB a todo momento de todos os seus clientes, de forma manual. Teria de entrar no portal eCAC, um a um, para cada cliente, a todo momento.
A automação dos procedimentos é a solução que pode resolver este problema.
Considere o uso da tecnologia para tornar sua equipe mais produtiva e prestar serviços pró-ativos para seus clientes.
Há softwares no mercado, como o Audire, que podem te ajudar muito a melhorar a eficiência de seu escritório.
Veja artigo no DCI, do tributarista Diogenys Barboza, que discorre sobre este tema.