Viver sob estresse no trabalho pode provocar um quadro de esgotamento.
A fadiga e o síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.
Principais causas da fadiga e o impacto que gera na empresa
Um estudo realizado por diversos pesquisadores de universidades americanas e europeias revela que as companhias perdem aproximadamente 63 bilhões de dólares devido à queda de produtividade gerada pelos problemas de fadiga entre seus funcionários.
Para Frederico Porto, psiquiatra e consultor organizacional, a somatória do aumento nas demandas, pressão da concorrência e falta de descanso tem grande impacto à longo prazo nas empresas. “A falta de trégua, causa no indivíduo o mesmo efeito de uma lobotomia: ele não consegue pensar”.
O cansaço se torna o maior inimigo da criatividade e da memória, afetando as funções cognitivas e a tomada de decisão. Essa descompensação tem um custo que é sentido no aumento dos acidentes de trabalho, na falta de produtividade, no erro recorrente, e uma saúde mais fragilizada, gerando doenças e comportamentos fora do normal.
Tarefas manuais repetitivas e processos lentos ou inexistentes são fatores que impactam diretamente
Alguns profissionais não tem tempo para pensar profundamente no que deve ser feito. “ Muitos sentem como se estivessem sempre correndo para apagar incêndios, e não sendo realmente estratégicos em suas funções”, diz a pesquisadora Jennifer Deal.
Neuza Chaves, líder de projetos da Falconi Consultores de Resultados, uma das mais influentes empresas desse segmento, compartilha da mesma visão que Deal. Para ela, o que leva as pessoas a viverem apagando incêndios, são “rotinas ruins”.
Essa rotina ruim pode estar associada a processos mal feitos, tarefas repetitivas, excesso de e-mails, relatórios, reuniões desnecessárias, tudo isso somado à computadores e sistemas lentos tornando a rotina ainda mais desgastante.
Em média, apenas 17% da capacidade profissional é aproveitada. Essa morosidade emperra e espanta todos os talentos dentro da organização. “É como se a empresa comprasse uma Ferrari e só usasse a primeira marcha”, diz ela.
Escritório de contabilidade tem alto potencial de desgaste
Tudo piora quando essa taxa de erro por fadiga e por cansaço está dentro do escritório de contabilidade, pois esses ambientes estão repletos de números e informações de suma importância.
Estamos falando de um ambiente com alta pressão por ser uma área crucial, na qual o contratante espera sempre um serviço excelente por parte do escritório. Os clientes veêm no contador alguém de confiança para lidar com os números e informações da empresa frente ao governo e à legislação.
Quando os erros acontecem por parte do contador, o descontentamento do cliente e a quebra de sua confiança não são a única consequência. Além da empresa contratante responder civil, penal e tributariamente, o contador também pode responder da mesma forma.
Com isso, um erro no processo pode trazer grande problemas ao escritório, desde a perda do cliente, geração de multa ou até mesmo a falência.
O que fazer?
Avalie a possibilidade de propor uma nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos do profissional.
É necessária a consciência das condições de trabalho oferecidas aos seus funcionários, assim como o cuidado com as relações interpessoais.
Os limiares do que se pode exigir de um empregado e de como se devem dar as relações humanas entre empregados e superiores é algo a ser discutido e revisado.
Imprescindível também é a revisão dos processos da empresa identificando os principais gargalos que estejam ocasionando esta sobrecarga nos funcionários.
Considere a introdução da tecnologia para automatizar processos repetitivos
Nos dias atuais, vivemos na era da informação e caminhar para o meio digital é uma ponte sem volta.
Aprender a utilizar a tecnologia a favor de seu negócio é um requisito importante para não ficar fora do mercado. Se bem aplicado, pode alavancar a empresa a patamares nunca antes imaginado.
Atualmente existem diversos softwares que podem aumentar muito a produtividade da sua empresa, assumindo as tarefas repetitivas de forma automatizada.
Dessa forma, seus funcionários ficam liberados para executar as tarefas mais importantes que exijam análise, depuração dos dados , gestão e controle.
Sistemas automatizados apoiam na gestão, redução de gastos, maior controle e segurança.
Tradicionalmente, o setor de contabilidade sempre trabalhou com muitos papéis e processos manuais. Escritórios que ainda resistem às mudanças tendem a desaparecer.
Deixe a tecnologia e o avanço da inteligência artificial entrar em seu escritório e trabalhe a valorização de seus recursos humanos, pois serão estes que possuem a inteligência emocional para alavancar seus negócios.