Prestar um bom atendimento ao cliente é essencial para o sucesso do seu escritório de contabilidade. A ideia é criar uma experiência positiva e que realmente entregue valor, considerando que esse é um serviço de grande impacto para quem o contrata.
Para alcançar esse resultado, é necessário usar algumas técnicas, realizar mudanças estratégicas e mesmo adotar ferramentas. Assim, será mais fácil encantar os clientes de modo completo.
Quer descobrir o que fazer? Veja como tornar o atendimento do seu escritório de contabilidade ainda melhor!
Saiba reconhecer as necessidades específicas de cada cliente
Ainda que algumas obrigações contábeis sejam idênticas para diversas empresas, cada negócio tem a própria configuração. Dependendo do desempenho, dos objetivos e dos desafios, pode ser mais interessante adotar um regime tributário ou realizar certas operações. Portanto, o ideal é que os serviços oferecidos atendam a essas demandas.
O melhor jeito de fazer isso é ao se dedicar a conhecer quais são as necessidades de cada cliente. É preciso reconhecer, de forma específica, como a contabilidade pode ajudar cada empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Isso é ótimo para oferecer mais impacto e melhorar a percepção sobre a sua atuação profissional.
Aumente a disponibilidade de contato
Não é incomum que um cliente precise tirar uma dúvida sobre uma questão contábil ou que surja uma demanda imprevista. No começo da parceria, inclusive, isso pode ser bastante frequente. O problema é que muitos escritórios de contabilidade não oferecem tanto suporte quanto os clientes gostariam — e isso prejudica a experiência.
Para sair à frente, é interessante buscar formas de aumentar a disponibilidade. Responder rapidamente, dentro do possível e ainda que de forma inicial, é um caminho nesse sentido.
Também pode ser interessante disponibilizar diversos meios de contato, para que quem contrata escolha o que for mais conveniente. Desse jeito, o processo fica muito mais alinhado e a satisfação se torna maior.
Adote a tecnologia em seu escritório de contabilidade
Quanto menos tarefas repetitivas você precisar fazer, maior será a sua capacidade de oferecer um atendimento exclusivo e eficiente. Por isso, uma das alternativas envolve implementar a tecnologia.
Por meio de um software de gestão de contabilidade, por exemplo, diversas tarefas se tornam automáticas. Com o sistema certo, você consegue se adequar ao ambiente do Governo Digital, aumenta a produtividade e melhora o controle.
Com o acompanhamento contínuo dos comunicados da Receita Federal e das notificações do governo, por exemplo, você mantém a atualização sobre a situação fiscal de todos os clientes. Perto do vencimento de uma procuração, basta acionar os responsáveis para que o fluxo permaneça adequado.
Também é interessante pensar em outras soluções robustas para o setor de TI, desde recursos de e-mail e comunicação até de proteção de dados. Com um nível tecnológico reforçado, a sua atuação também é favorecida e o cliente obtém o melhor desempenho.
Melhorar o atendimento do seu escritório de contabilidade exige um pouco de preparo e planejamento. Com a ajuda da tecnologia, a missão se torna mais simples e efetiva e isso pode, até mesmo, destacá-lo no mercado.
Por falar em tecnologia, aproveite para conhecer o sistema que tornará a sua operação melhor!