O uso da tecnologia já é uma realidade para as maiores empresas do Brasil e do mundo. Em busca de eficiência, novos recursos vêm sendo implementados e ajudam a garantir melhores resultados. O setor público também não fica atrás e é por isso que a transformação digital no governo tem tanta relevância.
Esse processo tem acontecido progressivamente, com mudanças já consolidadas e outras que ainda vão acontecer. Ao ficar por dentro delas, é possível entender o que esperar e como se preparar nesse sentido.
A seguir, veja como tem sido feita a implantação da transformação digital no governo!
O que já está consolidado?
Desde que a expansão da internet se concretizou e que houve um aumento de demanda por serviços digitais, o governo tem buscado se modernizar. É por isso que, atualmente, alguns serviços já funcionam com apoio completo da tecnologia.
Os documentos fiscais eletrônicos, o envio do Sped e de outras declarações estão entre os pontos principais. Por meio de programas e plataformas, há como manter a sua situação totalmente regular.
Na Receita Federal, é possível solicitar CNPJ digitalmente, acompanhar solicitações e verificar avisos, por exemplo. Há, ainda, certos portais de questões legais ou cotidianas que usam esses recursos.
Até o final de 2019, mais de 500 serviços já apresentavam essa característica. entre os principais serviços, estão:
- carteira de trabalho digital;
- solicitação de aposentadoria ou pensão do INSS;
- carteira digital de trânsito;
- Certificado Internacional de Vacinação;
- emissão e validação da ID Estudantil;
- emissão de Comunicação Prévia de Obras e muito mais.
Quais são as perspectivas da transformação digital no governo?
Apesar de muita coisa já existir, espera-se que a transformação digital no governo se torne ainda mais intensa nos últimos anos. Afinal, há 43% de serviços que precisam de atenção nesse sentido.
Para que isso seja possível, foi criada a Estratégia de Governo Digital, pelo Decreto n° 10.332/2020.
Ele serve para estipular metas quanto à digitalização, além de definir meios para alcançar esses resultados. A maior parte dos órgãos e autarquias passará por transformações para garantir a adaptação nesse aspecto.
O objetivo é que, até 2022, todas as etapas dos serviços públicos se tornem integralmente digitais.
Como aproveitar os benefícios dessa mudança?
A transformação digital no governo traz muitas vantagens, como redução dos custos, alívio da burocracia e aumento da eficiência. Também é uma maneira de gerenciar melhor os negócios e de obter máxima produtividade.
Para explorar esses e outros pontos positivos, entretanto, é preciso utilizar os recursos certos. Nesse sentido, vale a pena contar com as ferramentas certas dentro da própria estrutura.
Com um sistema SaaS que seja conectado aos principais portais governamentais, por exemplo, é possível explorar as novas funcionalidades. Inclusive, é uma forma de deixar o seu escritório de contabilidade mais dinâmico, já que muitas informações agora seguem o caminho digital.
Principalmente, é uma forma de atender um volume maior de clientes e de cuidar das solicitações com eficiência. Ao mesmo tempo, a qualidade não é comprometida — pelo contrário —, o que favorece o nível de satisfação.
A transformação digital no governo já percorreu mais de metade do caminho necessário. A partir de agora, é esperado que o processo seja concluído até 2022, o que promete trazer vantagens para cidadãos e empresas.
Como essa é uma das soluções mais importantes, conheça o sistema que vai melhorar o desempenho do seu escritório contábil.