O acompanhamento das notificações do e-CAC (federal) e DEC (estadual) é fundamental para garantir que as empresas estejam em consonância com as legislações vigentes. Assim, quanto mais você conseguir otimizar o monitoramento, melhores serão os resultados.
Além disso, eventuais pendências podem acarretar em problemas futuros, como sanções por perdas de prazos, envio de documentos, entre outros pontos. Para auxiliar você, estamos trazendo 4 dicas fundamentais para o monitoramento do e-CAC. Aproveite e tire suas dúvidas!
1. Dedique um tempo específico da rotina para este fim
O monitoramento precisa ser constante. Uma mensagem perdida pode, ao longo do tempo, causar sérios danos para o controle fiscal das empresas. Mas afinal, como evitar este tipo de problema?
Caso você esteja começando o monitoramento, uma forma é separar um tempo na sua rotina para verificar se há notificações e mensagens. Contudo, você pode esbarrar em um dia no qual o sistema esteja fora do ar e perca as notificações. Ou seja, cuidado com essa decisão. O monitoramento manual pode custar caro para o negócio.
2. Classifique as informações por grau de importância
Outro ponto importante é conseguir hierarquizar as informações que você acompanha no e-CAC. Com isso, é possível identificar o que possui maior demanda, com urgência, e eliminá-las mais rapidamente. Assim, evita-se perdas de prazos e consegue-se resolver as pendências mais importantes com maior agilidade.
3. Busque formas de gerenciar as mensagens em uma única tela
Quando você consegue trazer as mensagens do e-CAC para um único dashboard, é possível entender melhor quais são as prioridades que o contador precisa resolver dos diferentes clientes, de forma consolidada.
Afinal, nem sempre as mensagens mais recentes são, de fato, as mais importantes a serem resolvidas. Quando você consegue analisar todos os itens, é possível identificar o que precisa ser feito em primeiro lugar e minimizar eventuais atrasos e falhas para seus clientes.
Com isso, todos saem satisfeitos e evita-se complicações para eles. Permite-se, portanto, que todos possam sair felizes e, até mesmo, que o seu público indique a sua empresa de contabilidade para outras pessoas.
4. Conte com uma solução especializada para isso
Para ter esses e outros benefícios para o monitoramento e-CAC/DEC, é importante ter uma ferramenta com módulos para este fim. E a mais indicada para você é a Audire.
A ferramenta permite trazer alguns pontos fundamentais para o controle contábil nesse aspecto, tais como:
- Possibilidade de classificação das prioridades da mensagem, por critérios como “prioridade”, “assunto” e “status;
- Monitoramento contínuo dos clientes que estão com Situação Fiscal Pendente e identificar quais são as questões que precisam de maior atenção;
- Obtenção de situação fiscal e negativa em PDF;
- Realizar pesquisa de situação fiscal;
- Controle da validade da procuração eletrônica;
- Acompanhamento do programa “Nos conformes”, da Secretaria de Fazenda de São Paulo;
- Recebimento de alertas diários no e-mail, com os alertas mais importantes do dia.
O monitoramento do e-CAC e DEC é fundamental para a avaliação da situação fiscal dos seus clientes. Uma solução como a da Audire permite que você possa acompanhar todos os pontos fundamentais dessa gestão e garantir maior conformidade para seus clientes.
Além disso, ele também é ótimo para acompanhamento de matrizes e filiais, conseguindo gerar melhor troca de informação entre elas. Nós podemos, assim, trazer uma melhor gestão fiscal e contábil para o seu dia a dia.
Quer saber mais? Entre em nosso site e tire suas dúvidas com a gente.