Todos os negócios possuem uma série de incumbências contábeis e fiscais que são essenciais para manter a empresa na legalidade, permitindo que ela cresça e alcance os seus objetivos. Uma das etapas que fazem parte desse processo são as CNDs (Certidões Negativas).
Por mais que essa seja uma tarefa recorrente nas companhias, nem sempre os empreendedores conseguem realizar o seu controle. Sendo assim, para não ter problemas no futuro, a melhor escolha é os contadores assumirem a gestão das CNDs de seus clientes.
Se você quer entender mais sobre as CNDs e importância dessa atividade ser controlada por um contador, continue acompanhando esse artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto. Não perca!
O papel das CNDs nas empresas
As certidões negativas tem como objetivo indicar se existem débitos ou processos pendentes no CNPJ analisado. As CNDs podem ser solicitadas pelo empresário ou pelo seu contador sempre que necessário, basta realizar o pedido no órgão responsável.
Atualmente, existem três tipos de certidões que podem ser solicitadas. São elas:
1 – Negativa: para verificar se há alguma pendência na razão social;
2 – Positiva: para analisar se existem pendências não cumpridas;
3 – Positiva com efeito negativo: emitida quando a irregularidade já está sendo resolvida, por exemplo, em situações de parcelamento de dívidas.
É importante ressaltar que o órgão para emissão das CNDs varia conforme a sua modalidade. Certidões relativas aos Tributos Federais e Dívida Ativa da União devem ser emitidas no site da Receita Federal do Brasil. Já as CNDs relativas a débitos e tributos vinculados ao Estado ou Município são emitidas através dos portais da Secretaria da Fazenda do Estado ou da Prefeitura.
Por que o contador deve controlar as certidões negativas dos seus clientes?
Ao ter um contador parceiro do negócio uma série de atividades contábeis importantes para o desenvolvimento da empresa passam a ser realizadas pelo profissional. Além disso, bons escritórios trabalham com softwares de gestão contábil que automatizam diversos processos, ampliando a eficácia das ações realizadas.
Por exemplo, quando o contador utiliza um sistema de monitoramento completo, é muito mais fácil captar todas as informações dos clientes diretamente do portal da Receita Federal. Com o suporte da tecnologia, os contadores conseguirão realizar o controle das certidões negativas de seus clientes de forma estratégica, destacando o seu escritório da concorrência.
Trabalho focado na satisfação dos clientes
O controle das CNDs é uma atividade muito importante para evitar que o empreendedor tenha surpresas desagradáveis no futuro. Os principais motivos que levam a solicitação dessas certidões são:
- Processos de licitação;
- Financiamentos e empréstimos bancários;
- Compra de um imóvel;
- Processo de auditoria.
Quando o contador realiza o controle das CNDs para seus clientes é possível garantir a resolução antecipada de problemas que possam comprometer ou atrasar os planos do empreendedor. No geral, as CNDs possuem validade de 90 e 180 dias, deste modo, o contador responsável pelo controle dessa documentação criará um cronograma de acompanhamento, assim caso a situação empresarial mude, será fácil identificar o reflexo dessa alteração nas certidões.
Por meio desse controle contínuo, os gestores passam a ter mais segurança na tomada de decisões, pois sabem exatamente qual a posição atual da empresa. A satisfação dos seus clientes certamente irá aumentar com a adoção do controle das CNDs.
Mostramos no artigo de hoje porque é importante um contador assumir a gestão das CNDs de seus clientes. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a área, confira também em nosso blog o post que reúne dicas de como melhorar o atendimento ao cliente.