Graças aos avanços da tecnologia, uma série de atividades foram otimizadas e passaram a ser realizadas com mais rapidez e maior eficácia. Na área contábil não é diferente. Hoje, os escritórios podem contar com sistemas que atuam diretamente na gestão contábil, aprimorando, por exemplo, a comunicação com e-CAC da Receita Federal, DEC Estadual e CND.
Investir em recursos tecnológicos inteligentes é um passo importante que todos os escritórios de contabilidade precisam seguir, afinal os clientes e a concorrência estão nesse processo de mudança e é preciso se adaptar ao novo para continuar em crescimento.
Na sequência desse artigo, vamos mostrar como o seu escritório pode fazer a gestão de todas as notificações do e-CAC de forma otimizada, sem surpresas que possam comprometer a experiência dos seus clientes. Confira!
Saiba o que é preciso para otimizar a gestão do e-CAC
Seguindo a tendência de digitalização, órgãos Federais e Estaduais trouxeram para o mundo online uma série de atividades que antes eram realizadas manualmente ou de maneira presencial. O e-CAC é um ótimo exemplo dessa evolução.
O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte é o portal criado pela Receita Federal do Brasil que possibilita a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita. Diversas ações podem ser realizadas digitalmente pelo portal, como:
- Inscrição, consulta e alteração do CEI (Cadastro Específico do INSS);
- Consulta da 2ª via das Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
- Verificação dos rendimentos informados por fontes pagadoras;
- Extrato do Imposto de Renda;
- Consulta das dívidas ativas na União;
- Correção de pagamentos e parcelas de débitos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
Mas, para gerir todas as notificações do e-CAC de forma otimizada é fundamental ter um software de gestão contábil como aliado do seu escritório. Por meio dessas ferramentas, é possível monitorar constantemente as informações dos CNPJs dos seus clientes. Todas as mensagens da caixa postal das empresas são classificadas por prioridade, assunto e status, dando ao contador uma visão clara e estratégica de todas as notificações dos clientes.
Conheça os recursos que os softwares de gestão contábil oferecem
Vimos no tópico acima que os softwares de gestão contábil são fundamentais para que os profissionais da área possam administrar de forma estratégica as notificações do e-CAC. Mas, antes de optar por uma plataforma, é importante conhecer os recursos que os melhores sistemas oferecem para os escritórios.
No geral, é preciso verificar se o software de gestão contábil conta com funcionalidades que dinamizam o trabalho dos contadores e tornam a experiência dos clientes mais satisfatória. A seguir, reunimos alguns dos recursos que não podem faltar em uma boa plataforma:
- Painel de controle para monitorar todas as notificações do governo de forma rápida;
- Análises constantes das informações de cada CNPJ, gerados nos portais federais e estaduais;
- Todas as mensagens da caixa postal do cliente classificadas por prioridade, assunto e status;
- Realização de consultas no software de gestão contábil de forma ágil e fácil, dinamizando a rotina dos contadores;
- Visão rápida de cada cliente na plataforma, garantindo maior eficácia em situações críticas;
- Pesquisa rápida de todos os clientes que estão com pendência na DCTF e Receita Federal;
- Identificação em minutos de todos os clientes que possuem pendência no Simples Nacional.
Com esses e outros recursos que um software de gestão contábil de qualidade oferece aos escritórios é possível fazer uma gestão estratégica de todas as notificações do e-CAC. Se você gostou das dicas deste post, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.