Com a inserção das obrigações legais de forma automatizada, cada vez mais é preciso que os gestores dos negócios estejam atentos para não serem pegos em fiscalizações. Com isso, elas podem ser penalizadas e precisarem cumprir uma série de sanções diante da inadequação.
Quando falamos em empresas que tenham filiais, isso é ainda mais importante. Afinal, é preciso garantir que todas as unidades estejam de acordo com a legislação vigente. E, diante disso, é importante ter os dados em um mesmo local, para melhor controle dos responsáveis.
Por isso, confira 4 benefícios do controle unificado de filiais, principalmente no que diz respeito às regularidades do governo e situação fiscal. Continue lendo e não perca nenhuma dica.
1. Facilidade na gestão
Toda integração de processos para o controle unificado de filiais permite facilitar a gestão das empresas. Isso é fundamental, principalmente, para uma visão holística das diversas unidades do negócio como um todo.
Assim, os gestores conseguem ver, em um mesmo dashboard, por meio da ferramenta tecnológica, todas as informações necessárias para um bom controle fiscal das filiais e avaliar se não há qualquer tipo de discrepância, seja gerada por falhas humanas ou, então, por condutas ilícitas mesmo.
Com isso, facilita o controle e é possível intervir de forma mais fácil e ágil nas mais diferentes situações. Permite, portanto, ações mais proativas e produtivas no dia a dia.
2. Padronização de processos
Outro ponto importante é que, ao realizar o controle unificado de filiais e juntar os processos de gestão fiscal e contábil em um mesmo local, facilita-se as possibilidades de padronizar os processos do negócio como um todo. Desta forma, com todas utilizando os mesmos sistemas, é possível minimizar atritos e necessidades de adequação.
Com isso, não é preciso fazer adequações nas trocas de informações entre matriz e filiais, o que torna os processos mais lentos e passíveis de eventuais falhas. Afinal, apesar de serem unidades diferentes, ainda fazem parte de uma mesma marca e, portanto, é fundamental que as informações consigam fluir sem maiores dificuldades.
3. Facilita a troca de informação entre gestores
Muitas vezes, os gestores de filiais precisam intercambiar informações entre eles, a fim de conseguirem criar estratégias unificadas para suas ações. Isso vale, até mesmo, para análise das regularidades fiscais do governo.
Assim, caso precisem conversar ou conferir algum dado, o gestor pode acompanhar essas informações em tempo real, atualizadas, sem precisar solicitá-las para terceiros. Muito mais fácil, não é mesmo?
4. Evita surpresas indesejáveis
Quando há o acompanhamento de mais pessoas envolvidas no controle das informações, é possível identificar falhas mais rapidamente e, assim, minimizar as chances de surpresas indesejadas. Com isso, minimiza-se as chances de sanções por problemas com o fisco.
Assim, é possível realizar um monitoramento da situação fiscal como um todo, permitindo que os gestores das unidades consigam ter um controle otimizado. Assim, caso algum dos membros da unidade tenha falhado nas regularidades do governo, os superiores podem intervir rapidamente, antes que seja identificado pelas unidades fiscalizadoras.
O controle unificado de filiais é estratégico e, também, permite que os responsáveis possam realizar suas atividades com menos falhas e ter melhores resultados. Por isso, não deixe de trazer soluções que permitam uma melhor gestão contábil.
Achou interessante? Então aproveite e compartilhe este conteúdo para que outras pessoas também possam aproveitar este conhecimento.