Os escritórios de contabilidade costumam ter uma lista de tarefas essenciais que precisam ser realizadas e monitoradas de perto para que seus clientes não tenham problemas contábeis e fiscais no futuro.
A Certidão Negativa de Débito (CNDs) faz parte dessas atividades importantes e que os contadores muitas vezes incorporam nos serviços prestados aos clientes. Mas, o trabalho de gestão e monitoramento dessas documentações de forma manual nem sempre é fácil e prático para o profissional.
Isso porque para ter um controle de qualidade é preciso ter tempo para se dedicar e acompanhar as certidões de todos os clientes de forma eficaz. Na realidade atual dos escritórios, o tempo é algo bem escasso, tornando a automatização da gestão das CNDs uma excelente opção.
A seguir, listamos 2 dicas que vão te ajudar a fazer a gestão e monitoramento das CNDs de seus clientes de forma estratégica, ágil e organizada. Confira!
1. Gestão completa e prática com sistema automatizado
Como vimos, o monitoramento das CNDs faz parte da rotina dos escritórios de contabilidade, desta forma, é preciso destinar um espaço na agenda dos profissionais para que eles possam analisar as certidões dos seus clientes.
Para se ter uma ideia do tamanho desse trabalho, existem diferentes tipos de CNDs, como:
- Certidão Negativa da Justiça Federal;
- Certidão Negativa Criminal ou Nada Consta;
- Certidão Negativa de Antecedentes Criminais;
- Certidão Negativa de Débitos Ambientais;
- Certidão de Débitos de Tributos Federais e da Dívida Ativa da União da Receita Federal;
- Certidão Negativa de Tributos Municipal;
- Certidão Negativa de Débito Estadual;
- Certidão Negativa de Protesto;
- Certidão Negativa da Justiça do Trabalho.
Dependendo do cliente, certas certidões podem ser mais requisitadas do que outras e gerenciar todas elas manualmente acaba não sendo viável para os contadores. Mas, hoje já é possível adotar ferramentas que auxiliam no monitoramento automatizado das CNDs de seus clientes, tornando a gestão muito mais completa, prática e segura, como veremos no próximo tópico.
2. Monitoramento constante e integrado das CNDs de seus clientes
Para que os seus clientes não tenham problemas quando precisarem das CNDs em ordem, a melhor estratégia é garantir um monitoramento constante dessas documentações. Ao adotar um sistema automatizado, os contadores conseguem integrar em uma única plataforma as certidões de todos os clientes do escritório.
Além dessa importante integração que permite um acompanhamento contínuo, a automatização também possibilita a conferência rápida das certidões emitidas pelos clientes ao longo da jornada empresarial, dando ao profissional da área contábil uma visão completa do negócio.
As melhores plataformas do mercado também facilitam o controle da renovação da CND, já que o sistema fica responsável por atualizar automaticamente o documento até a próxima data de vencimento. Essas consultas periódicas são essenciais caso os clientes necessitem de uma certidão que não foi emitida devido a alguma pendência vigente.
Reunimos no artigo de hoje 2 dicas para fazer a gestão e monitoramento das CNDs de seus clientes de forma eficaz e automatizada. Quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre automatização? Então, confira também em nosso blog o post que mostra 3 funcionalidades de um sistema de monitoramento do E-CAC.